quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Boa Vista


O Morro da Boa Vista é o ponto mais elevado de Santa Catarina, o terceiro mais alto do Sul do Brasil, localizado na Serra Geral, com altitude de 1.827 metros. Este cume está situada no Campo dos Padres, região entre o interior dos municípios de Alfredo Wagner, Santa Rosa de Lima, Bom Retiro e Urubici e Grão Pará.
Para chegar ao Boa Vista é preciso 2 ou 3 dias de caminhada, partindo por trilhas que sobem escarpas de 500 a 800 metros, formadas na base por rochas sedimentares (arenito) e vulcânicas nos topos (basalto). Vias mais difíceis partem da região da Serra do Corvo Branco, pelas escarpas da Serra Geral ou pela região de Anitápolis e de Santa Rosa de Lima. O Campo dos Padres é a região com as maiores altitudes de Santa Catarina e é a região mais frias do Brasil. Em função da altitude a temperatura no Boa Vista pode ser em média 10 graus a menos do que a temperatura na região próxima do litoral. Assim, mesmo durante o verão a temperatura frequentemente pode ficar abaixo dos 10 graus. Além do frio na região são frequentes os ventos fortes de Sul, intensos nevoeiros, chuvas orográficas, chuvas geladas em todas as épocas, além de ser a região que mais neva em Santa Catarina. Há relatos de temperaturas de até 15 graus negativos. Durante todo ano a combinação de baixa temperatura e ventos fortes causa sensação térmica próxima de zero.
Não há presença humana constante ou de ocupação na região do Campo dos Padres, exceto por algumas áreas ao longo das trilhas cercas para separação de gado, que é criado solto em algumas áreas. O Campo dos Padres e a região da Serra do Tabuleiro na Serra do Mar são as duas regiões mais isoladas, de pior acesso e as mais selvagens de Santa Catarina. O único apoio para chegar ao Boa Vista são as fazenda e sítios isolados, localizados no início das trilhas na base das escarpas. A partir dos 900 metros de altitude as trilhas são os únicos vestígio humanos.
Desde a base das escarpas do Campo dos Padres no municípios mais ao Litoral, Santa Rosa de Lima e Grão Para, até o Boa Vista atravessa-se uma sucessão de cinco formações vegetais em pouco mais de 60 quilômetros. Isso ocorre pela rápida mudança de altitude e das condições geomorfológicas. Da Mata Atlântica na base e início das encostas, passa-se à Mata de Alta Montanha, Floresta Nebular, Floresta de Araucária e os Campos no Planalto, com diversas espécies endêmicas. Além do isolamento, da beleza e singularidade da paisagem formada por diferentes formações de relevos e de vegetação, a região é o reduto de espécies animais raras, principalmente de mamíferos. É a região do Leâo Baio (Felis concolor) também conhecido como Puma, Suçuarana, Onça Parda, Onça Vermelha, Jaguaruna ou Leão da Montanha, nativo de todas as Américas, o Leão solitário.
Aos aventureiros: vale a pena conhecer essa região.

Por André Luiz Santos



Um comentário:

  1. Caro amigo, não existe Morro da Boa Vista no Campo dos Padres, mas Bela Vista do Guizoni, o cume de SC, depois do Pico do Paraná 1878.69 m, Pico Caratuba, 1856.6 m e esse, foi medido pelo IBGE em DEZ 1947, 1823.49 m ou pelo IF-SC/UFSC, 2010, publicação 2012, 1823.59 m. Acredite, sou um dos raros que se interessam pela orografia sulina, seus cumes.

    ResponderExcluir